Pular para o conteúdo principal

Gripe na gravidez ( fique atento)!!

Olá pessoal, eu sei que ando muito sumida, mas é por uma boa causa e logo venho dividir isso com vocês.
 Mas hoje vou falar um pouquinho de gripe, que nesse tempo"maravilhoso"está detonando todo mundo, aqui em Goiás o clima está super seco e um calor de matar e a gripe aproveita para fazer a festa e vem com a galera toda, infecções de garganta, pneumonia, faringite, sinusite, entre outros e são esses agravantes que causam maior problema para a gestante.

A gestante fica com o sistema imunológico mais vulnerável a diversas infecções incluindo a gripe e o único jeito de evita-la e com a vacina, mas esta só se deve tomar antes de gripar. A vacina é segura tanto para a mãe quanto para o bebe.

Mas caso já tenha pego a gripe, a primeira coisa a fazer é ir ao medico, pois na gravidez não se pode tomar qualquer medicamento, nem mesmo um simples e inofensivo inalante nasal para a sensação de nariz entupido, para isso é melhor usar somente o soro fisiológico. O anti-inflamatório é totalmente proibido na gravidez, pois causam diversos riscos ao bebe e até aborto no primeiro trimestre. O antibiótico que se pode tomar é apenas os do grupo da penicilina, como a amoxicilina e a benzetacil (sim gravida pode toma-la, mas claro com orientação medica).

O que fazer então?? o recomendado é tomar bastante liquido e ter uma alimentação balanceada e rica em vitamina C (que não atacam a gripe, mas fortalece o sistema imunológico), fazer um chazinho de mel e limão para aliviar a garganta, muito repouso, banho morno para diminuir a febre, para o nariz entupido senão tiver o nebulizador para inalar o soro fisiológico, ferva a água com algumas folhas de eucalipto ou menta e inspire o vapor.

Caso a febre estiver muito alta o único analgésico/antitérmico que a gravida pode tomar é o paracetamol, os outros analgésicos interferem diretamente na gravidez(chegando a causar abortos), os antigripais também são proibidos, pois contém vasoconstritores como a epinefrina que eleva a pressão e causa taquicardia na gravida.

A gripe não prejudica o bebe, o útero protege o bebe desta infecção, mas devemos ficar atentos aos medicamentos e para que a gripe não agrave também.

Este post não substitui a orientação medica, portanto assim que notar os sintomas vá direto ao seu medico para que ele te oriente, este post foi feito somente com a intenção de informar, para que a gestante fique atenta aos cuidados e se caso apareça alguém com um medicamento ou remédio caseiro milagroso fique longe.

bjitos

Postagens mais visitadas deste blog

Idade x Peso.. tabelas para compras do enxoval do baby

Olá meninas, tudo bem?? Primeiramente quero agradecer a  Vivian e Marjorie  por terem me ajudado com o post passado, amei a indicação do site não conhecia e adorei, e já fiz algumas comprinhas nele...haha. Bom meninas, ando na correria para comprar as coisinhas do Noah... não quero deixar para a ultima hora, quando eu estiver mais pesada e cansada, quero curtir o final da gravidez  sem preocupações.... E para facilitar a vida procuro tudo pela net primeiro, para ver modelos e comparar preços, assim eu já sei em qual loja tenho que ir e não fico perdida sem saber qual levar. Mas como a maioria dos carrinhos, bebe conforto, banheiras e etc.. vem falando apenas do peso suportável eu ficava perdida sem saber se valeria a pena comprar ou não, pois não sabia quanto tempo eu iria usar... então procurando na net achei essas tabelas maravilhosas que tem me ajudado muito a procurar pelas coisinhas do meu baby e ter noção do tempo que será usado... P or ex: uma cadeirinha de de...

10 livros materno que toda mãe deveria ler

Bom seria se os filhos viessem com manual de instruções não é mesmo, seria tudo bem mais fácil e sem graça também, pois a graça está na descoberta e aprendizado diário. Criar filhos é estar em constante mudanças e diferentes fases o tempo todo ,  sabemos que não existe formula e muito menos receitinhas magicas, porém se orientar e estar preparada para qualquer possível situação é indispensável nos dias de hoje, ainda mais com as facilidades que temos. E para facilitar indico esses 10 livros para mamães e papais também.. 1-A inteligencia emocional e a arte de educar nossos filhos O livro fala da importância de termos inteligencia emocional para lidar com nossas criança, se você a tem é capaz de entender melhor o outro. Depois de anos de experiências, o psicólogo John Gottman constatou que os pais que lidam com as emoções são mais bem-sucedidos na arte de educar. Estes pais, 'preparadores emocionais', conseguiram que seus filhos se tornassem o que Daniel Goleman chama ...

10 dicas para criar um plano de cuidados para recém nascido

Olá mamães, é sempre bom estar preparada para a chegada do bebe, não é mesmo? e criar um  plano de cuidados  para o recém nascido é uma ideia muito inteligente. Saber o que vem a seguir pode ajudar a acalmar a ansiedade que você possa sentir. Aqui estão algumas dicas para criar um  plano de cuidados  para você e seu bebê: 1- Se prepare com antecedência:  Não espere até que o bebê chegue para criar o seu  plano de cuidados , você estará muito ocupada com o bebê e quando você não estiver ocupada, com certeza você estará descansando. 2- Tenha em mente:  Que coisas são importantes para você? O quão detalhado seu plano de cuidados precisa estar, para que você não o deixe de lado? Tome nota de tudo que puder e anote as coisas que vêm à mente ( você vai separá-los mais tarde). 3- Fale com outros pais:  Às vezes, a melhor maneira de descobrir o que precisa ser feito é conversar com outras pessoas que já passaram pela mesma situação. Pais experient...