Pular para o conteúdo principal

Dia Fértil...dá sim para saber mesmo sendo desregulada !!!!!

Meninas ontem fiz uma pesquisa para saber o dia da ovulação mesmo não sendo regulada, bom eu já tinha lido num livro que ganhei, mas resolvi me aprofundar e fazer uma busca na net..para me dar menos trabalho e de ontem para hoje observei meu corpo e também me lembrei de algumas coisas que sinto neste período. Pois não é que temos como saber sim se estamos ou não no período fértil...e a jumenta aqui nem para botar a cachola para funcionar... Fiquei tão entretida com outras coisas que deixei passar esse pequeno enorme detalhe...Então bora observar um pouco mais nosso corpo.

1º- Termômetro basal:

Esse método acho que todo mundo já ouviu falar... trata- se de medir a temperatura do nosso corpo.. deve se iniciar a medição a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, ou seja no dia que dona M descer... sempre pela manhã, sem movimentos bruscos ...é bom deixar o termômetro por perto... A melhor maneira de medir é pela boca (mas pode ser pela vagina tbm).. então você começa a montar seu gráfico (abaixo)... Em média antes da ovulação a maioria das mulheres apresenta uma temperatura baixa entre 35,5 36,5 , após a ovulação existe um aumento significativo que pode ser gradual ou súbita entre 36 e 37 graus. A temperatura basal não é precisa na questão de quando o óvulo foi liberado , porém a maior parte das mulheres ovulam dentro de 3 dias após o pico de temperatura.
As chances de gravidez são maiores são:
- 2 a 3 dias antes de sua temperatura alcançar o nível mais alto, e 12 a 24 h após a ovulação.

Gráfico
Esse foi o gráfico que achei mais pratico


2º- Ultrassonografias Seriadas:

Este método tem que ser com acompanhamento medico e trata- se de uma sequência de ultrassonografias transvaginais, que começa ainda no período menstrual e é repetida em um intervalo de poucos dias, o médico observa as alterações nos ovários e no endométrio (revestimento do útero) durante o ciclo.
Dessa maneira, o especialista pode estimar com mais precisão quando a ovulação está prestes a acontecer. Um dos ovários pode aparecer ligeiramente mais volumoso e o endométrio fica mais espesso. Assim o médico pode orientar você a manter relações sexuais no momento mais propício, além de observar seu ciclo para ver se há algum problema.
Fonte: Baby Center.
3º- Kits de previsão da ovulação (KPO):

Um método ainda mais certo para prever a data da ovulação é o teste dos níveis hormonais. O mais prático deles é o que pode ser feito com um kit vendido em farmácias, semelhante aos testes de gravidez, que reagem à urina. O kit de ovulação detecta o aumento nos níveis de hormônio luteinizante (LH), o que significa que um de seus ovários está prestes a liberar um óvulo. A vantagem é que esse teste caseiro aponta um resultado positivo um dia antes da ovulação, dando a você tempo para planejar sua atividade sexual.
A grande desvantagem, no entanto, é o alto custo, caso você tenha que utilizá-lo por muitos ciclos. Você pode precisar gastar vários testes por mês até conseguir o positivo para ovulação.... Ele parece com o teste de gravidez.
Fonte: Baby Center.
4º Observação do corpo:
Dor pélvica: Não é todo mundo que sente, mas há mulheres que notam algumas pontadas, incomodo ou dor na região pélvica (semelhantes a cólicas), quando estão ovulando.... Engraçado né, eu sempre senti isso, uma cólica forte (no meio do ciclo), já fui varias vezes no medico, fiz vários exames e nunca deu nada, agora que lendo, parei para observar e realmente estou sentindo essa dor, assim como sinto há vários anos, e nunca nenhum medico ligou essa dor com a ovulação.

Aumento da libido e do apetite: A progesterona é um hormônio que só é produzido durante a ovulação. E, além de elevar a temperatura do corpo, ela aumenta o desejo sexual da mulher. Quando isso acontece, o organismo já está ovulando.... Também notei isso.

Colo do útero: O colo do útero abre e prepara o caminho para o esperma passar.. é muito sutil, mas algumas mulheres podem sentir...Outra maneira é é verificar o colo do útero... com 1 ou 2 dedos a cada dia.. logo após a menstruação o colo do útero é rígido e fechado, mas com aproximação do dia da ovulação nota-se que o ele fica um pouco maior, um pouco mais macio e aumenta suavemente seu diâmetro.

5º- Secreção vaginal:
À medida em que a ovulação se aproxima, as criptas cervicais começam a produzir uma maior quantidade de muco, que a cada dia que passa, vai ficando mais fino, líquido, leitoso e escorregadio.
Isso ocorre em razão do aumento da produção de estrógeno, e a mulher já pode notar uma sensação de umidade (sinal de fertilidade).
No período onde é mais fácil engravidar, o muco fica transparente, claro, escorregadio e elástico quando em contato com os dedos, indicando que a ovulação está por vir. Quanto mais elástico o muco estiver, mais fértil a mulher estará. O dia do ápice da elasticidade do muco corresponde ao pico da secreção de estrógeno e, fisiologicamente, antecede a ovulação por não mais que três dias. Muitas mulheres comparam o muco desta fase com a clara de ovo, porém ele pode ser amarelado ou avermelhado.

Aspecto da Clara de Ovo - Muco Fértil
Muco Pré-ovulatório, não distende, rompe-se



Em muitos lugares que li, dizem que se aliar o método da temperatura com os sinais do corpo e a secreção, não tem erro.... Mas vamos combinar né.. dá trabalho, sorte de quem é reguladinha pois basta ir na calculadora fértil e pronto....hehe.

Bjitos

Postagens mais visitadas deste blog

Idade x Peso.. tabelas para compras do enxoval do baby

Olá meninas, tudo bem?? Primeiramente quero agradecer a  Vivian e Marjorie  por terem me ajudado com o post passado, amei a indicação do site não conhecia e adorei, e já fiz algumas comprinhas nele...haha. Bom meninas, ando na correria para comprar as coisinhas do Noah... não quero deixar para a ultima hora, quando eu estiver mais pesada e cansada, quero curtir o final da gravidez  sem preocupações.... E para facilitar a vida procuro tudo pela net primeiro, para ver modelos e comparar preços, assim eu já sei em qual loja tenho que ir e não fico perdida sem saber qual levar. Mas como a maioria dos carrinhos, bebe conforto, banheiras e etc.. vem falando apenas do peso suportável eu ficava perdida sem saber se valeria a pena comprar ou não, pois não sabia quanto tempo eu iria usar... então procurando na net achei essas tabelas maravilhosas que tem me ajudado muito a procurar pelas coisinhas do meu baby e ter noção do tempo que será usado... P or ex: uma cadeirinha de de...

10 livros materno que toda mãe deveria ler

Bom seria se os filhos viessem com manual de instruções não é mesmo, seria tudo bem mais fácil e sem graça também, pois a graça está na descoberta e aprendizado diário. Criar filhos é estar em constante mudanças e diferentes fases o tempo todo ,  sabemos que não existe formula e muito menos receitinhas magicas, porém se orientar e estar preparada para qualquer possível situação é indispensável nos dias de hoje, ainda mais com as facilidades que temos. E para facilitar indico esses 10 livros para mamães e papais também.. 1-A inteligencia emocional e a arte de educar nossos filhos O livro fala da importância de termos inteligencia emocional para lidar com nossas criança, se você a tem é capaz de entender melhor o outro. Depois de anos de experiências, o psicólogo John Gottman constatou que os pais que lidam com as emoções são mais bem-sucedidos na arte de educar. Estes pais, 'preparadores emocionais', conseguiram que seus filhos se tornassem o que Daniel Goleman chama ...

10 dicas para criar um plano de cuidados para recém nascido

Olá mamães, é sempre bom estar preparada para a chegada do bebe, não é mesmo? e criar um  plano de cuidados  para o recém nascido é uma ideia muito inteligente. Saber o que vem a seguir pode ajudar a acalmar a ansiedade que você possa sentir. Aqui estão algumas dicas para criar um  plano de cuidados  para você e seu bebê: 1- Se prepare com antecedência:  Não espere até que o bebê chegue para criar o seu  plano de cuidados , você estará muito ocupada com o bebê e quando você não estiver ocupada, com certeza você estará descansando. 2- Tenha em mente:  Que coisas são importantes para você? O quão detalhado seu plano de cuidados precisa estar, para que você não o deixe de lado? Tome nota de tudo que puder e anote as coisas que vêm à mente ( você vai separá-los mais tarde). 3- Fale com outros pais:  Às vezes, a melhor maneira de descobrir o que precisa ser feito é conversar com outras pessoas que já passaram pela mesma situação. Pais experient...