Meu Relato:
Eu morria de medo da curetagem, pois já ouvi muitas pessoas falarem que doía muito e que a recuperação era pior que o resguardo...Bom, para minha surpresa não senti nenhuma dor, aliás nem vi fazer, me deram a anestesia venosa ( aquela em aerosol) e pronto apaguei só acordei na cama... tive que ficar em repouso por umas 4 horas e depois desse tempo levantei tranquilamente, tomei banho e comi um pãozinho pois tinha ficado o dia todo em dieta zero ( fizeram a curetagem era umas 17:00hs)... e não senti mais nada, não deu hemorragia e o sangramento foi muito pouco, no outro dia só tava os pingos.. fui liberada para ir para casa e o único remédio que o medico me passou foi a dipirona no caso de dor... E o medico me disse que não tinha repouso, que apenas não podia ter relações sexuais por 30 dias e que era para esperar 6 meses para engravidar de novo.
Bom ai quando cheguei em casa a coisa complicou um pouquinho... No 2º dia os gases resolveram fazer a festa, e o medico não havia passado nenhum remédio para gases, acabei tomando um que eu tinha (Simeticona) e a dipirona não fez nenhum efeito contra as dores, tive que tomar buscopan... e como não consegui ficar quieta na cama (e claro o medico disse que não precisava) fiquei andando e colocando as coisas em ordem e o sangramento começou descer mais forte... só depois que minha mãe chegou, e não me deixou fazer mais nada é que então diminuiu o sangramento e só depois de 3 dias é que as dores e os gases acabaram,.... e hoje com 10 dias o sangramento as vezes para por um ou dois dias e volta um pouquinho, mas creio que enquanto não limpar tudo não vai parar por completo.
Outra coisa muiiiiiito chata é que, (acho) que por causa da anestesia venosa a minha labirintite atacou e fiquei bem ruim... Outra coisa foi a falta de vontade de comer, nos primeiros dias não conseguia comer direito o estomago ficou muito enjoado ( um pouco por causa da perda ) e até hoje não consigo nem ver coisas de doce.
Informação técnica:
A curetagem consiste em um procedimento médico que pode ser realizado em situações distintas, sendo as mais conhecidas no caso de remoção de material placentário ou endometrial da cavidade uterina, ou para coletar material para análise patológica.Este procedimento é realizado utilizando-se a um instrumento chamado cureta e, nos casos de aborto (espontâneo ou médico) realiza-se a curetagem para remoção de tecidos remanescentes. Já no caso de uma investigação patológica, o médico faz uma raspagem na parede do colo do útero e, por conseguinte, envia o material a um laboratório para ser analisado microscopicamente.
Fonte: info escola
Preparação especial: Pode haver necessidade de anestesia local ou geral. Geralmente, a paciente pode ser liberada para casa cerca de 6 horas após o procedimento. No dia do procedimento, a dieta é leve devido à anestesia (Geral ou Raquianestesia), e, no dia seguinte, já é retomada a dieta habitual.Algumas mulheres mais ativas retomam sua rotina após 24 horas de repouso; outras permanecem em repouso relativo por um período de até 3 dias. Na ausência de complicações, não existe necessidade de repouso físico após esse período.
Fonte: clinica chazan